top of page

CERTIFICAÇÕES

Descubra as certificações que fazem da nossa fábrica uma referência em alta qualidade para malharias retilíneas!

Nossos padrões elevados são respaldados por certificações reconhecidas internacionalmente, garantindo que cada fio produzido atenda aos mais rigorosos critérios de segurança, sustentabilidade e desempenho.

Conheça mais sobre o compromisso da Best Fios com a excelência e descubra por que somos a escolha preferida para suas criações têxteis.

10.png

INDITEX
 

 

A Inditex é um dos maiores varejistas de moda do mundo, com oito marcas (Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqe) vendendo em 202 mercados por meio de sua plataforma online ou de suas mais de 7.000 lojas em 96 mercados.
 

A Inditex percorreu um longo caminho desde 1963, quando era um pequeno negócio familiar em uma oficina fabricando roupas femininas.
 

Ao trabalhar de perto como uma única empresa global focada nos principais elementos da produção de moda - design, fabricação, distribuição e varejo - a Inditex aproximou os clientes mais do que nunca dos produtos que desejavam a preços acessíveis.


O sucesso da primeira marca - Zara - foi seguido pela expansão internacional no final da década de 1980 e pelo lançamento sucessivo de novas marcas, que agora têm um modelo integrado de lojas e online.
 

Para a implementação da Inditex, a indústria precisa implementar os requisitos das normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, além dos seguintes:
 

  • Sem trabalho forçado

  • Sem trabalho infantil

  • Sem discriminação

  • Respeito à liberdade de associação e negociação coletiva

  • Sem tratamento cruel ou desumano

  • Condições de trabalho seguras e higiênicas

  • Pagamento de salários

  • Horas de trabalho não excessivas

  • Emprego regular

  • Rastreabilidade da produção

  • Saúde e segurança dos produtos

  • Consciência ambiental

  • Confidencialidade da informação

  • Implementação do código

  • Transparência

  • Referência à legislação nacional, convenções e acordos

  • Verificação da conformidade

  • Comitê de ética e canal de denúncias

OEKO-TEX® - STANDARD 100

 

Se um artigo têxtil possui o selo STANDARD 100, você pode ter certeza de que cada componente deste artigo, ou seja, cada fio, botão e outros acessórios, foram testados quanto a substâncias nocivas e, portanto, o artigo é inofensivo para a saúde humana. O teste é conduzido pelos nossos institutos parceiros independentes OEKO-TEX® com base em nosso extenso catálogo de critérios OEKO-TEX®. No teste, são consideradas numerosas substâncias regulamentadas e não regulamentadas que podem ser prejudiciais à saúde humana. Em muitos casos, os valores limites para o STANDARD 100 excedem os requisitos nacionais e internacionais. O catálogo de critérios é atualizado pelo menos uma vez por ano e é expandido com novos conhecimentos científicos ou requisitos estatutários. Não é fácil para os fabricantes e clientes acompanhar diariamente a situação legal relativa a substâncias nocivas.

 

Em princípio, todos os artigos têxteis em cada estágio de processamento são adequados para a certificação STANDARD 100, começando pelos fios até os tecidos acabados e os artigos acabados. De acordo com um sistema modular, testamos cada componente e ingrediente individual antes que o artigo final possa carregar o selo STANDARD 100. Isso inclui fios, botões, zíperes e forros. As impressões e revestimentos aplicados ao material externo também são testados quanto a substâncias nocivas de acordo com os critérios aplicáveis a eles. Sejam têxteis para bebês, roupas, têxteis para casa ou materiais decorativos: Produtos com o selo STANDARD 100 sinalizam confiança.

 

Com um certificado STANDARD 100, você está investindo na credibilidade de sua empresa. Por anos, os consumidores finais confiaram no selo STANDARD 100. Sua empresa certamente se beneficiará dessa confiança. Os custos da certificação são distribuídos entre todos os produtores envolvidos nas etapas anteriores.

20170426104313!BCI_Logo_2015.png

BCI - BETTER COTTON INIATIVE

 

A Best Fios é uma empresa comprometida com a produção sustentável de algodão, certificada pela Better Cotton Initiative (BCI). A BCI é uma organização sem fins lucrativos que promove práticas agrícolas responsáveis no setor de produção de algodão desde 2005.

 

Nossa certificação BCI garante que cada etapa do processo de produção de algodão atenda a rigorosos critérios sociais, ambientais e de qualidade. Trabalhamos em parceria com a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e a Fundação Solidaridad para implementar os princípios da BCI no Brasil e em outros países produtores.

 

Os princípios da certificação BCI incluem:

  • Minimização dos Impactos das Práticas de Proteção à Cultura de Algodão: Adotamos um programa de manejo de pragas que promove uma lavoura saudável, utilizando defensivos registrados e seguros para o meio ambiente.

  • Uso Eficiente da Água: Implementamos práticas de manejo que otimizam o uso da água durante o cultivo do algodão.

  • Saúde do Solo: Mantemos a fertilidade do solo através de boas práticas de manejo que incluem a aplicação adequada de nutrientes e a minimização da erosão.

  • Conservação dos Habitats Naturais: Garantimos que a expansão da produção de algodão seja feita de forma sustentável, respeitando a legislação e promovendo a biodiversidade.

  • Preservação da Qualidade da Fibra: Colhemos, manuseamos e armazenamos o algodão de forma a garantir a qualidade da fibra.

  • Relações Justas de Trabalho: Respeitamos os direitos dos trabalhadores, incluindo a proibição do trabalho infantil e do trabalho forçado.

 

Na Best Fios, estamos comprometidos em oferecer produtos de algodão de alta qualidade que são seguros para o meio ambiente e para as pessoas. Nossa certificação BCI demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social em toda a cadeia de produção de algodão. Opte por produtos BCI e faça parte de um futuro mais sustentável!

FSC® – Forest Stewardship Council®
 

 

A FSC® oferece ao público a garantia de que os produtos de madeira originários de uma floresta são gerenciados de forma responsável e sustentável - algo que está se tornando cada vez mais importante.

 

O manejo florestal responsável e sustentável tornou-se uma questão vital ao longo da última década. Práticas inadequadas e impróprias de manejo florestal estão ameaçando a viabilidade a longo prazo de muitas florestas e isso reduz significativamente seu potencial econômico, resultando em impactos sociais e ambientais negativos.

 

Fabricantes e fornecedores que desejam garantir que seus produtos de madeira se originem de uma floresta certificada e que desejam repassar essa garantia ao usuário final precisam fornecer prova da origem. Isso é realizado por meio da certificação de Cadeia de Custódia (CoC).

 

A conscientização pública e a demanda por produtos de madeira certificados estão crescendo, e a Certificação de Manejo Florestal oferece a garantia necessária de que os produtos de madeira originados de uma floresta são gerenciados de forma responsável e sustentável.

 

Gestores florestais e proprietários de florestas que optam por ignorar a questão da sustentabilidade estão se tornando muito vulneráveis. Sua superexploração leva a uma séria depleção dos recursos naturais e aumenta as críticas públicas. É por isso que cada vez mais gestores e proprietários estão buscando a FSC®.

High Facility Environmental Module

O Módulo Ambiental de Instalações Higg (Higg FEM) é uma ferramenta de avaliação de sustentabilidade que padroniza como as instalações medem e avaliam seu desempenho ambiental, ano após ano. O Higg FEM informa marcas, varejistas e fabricantes sobre o desempenho de sustentabilidade ambiental de suas instalações individuais, para que possam fazer melhorias que reduzam os impactos negativos na sustentabilidade.

 

O Higg FEM avalia:

 

  • Sistema de gestão ambiental

  • Uso de energia

  • Emissões de gases de efeito estufa

  • Uso de água

  • Efluentes

  • Emissões para o ar (se aplicável)

  • Gestão de resíduos

  • Uso e gestão de produtos químicos

OCS Blended - Padrão de Conteúdo Orgânico


O Padrão de Conteúdo Orgânico (OCS) se aplica a qualquer produto não alimentício contendo de 5 a 100 por cento de material orgânico.


O OCS verifica a presença e a quantidade de material orgânico em um produto final. Além disso, o OCS rastreia o fluxo de uma matéria-prima desde sua origem até o produto final. Esse processo é então certificado por uma terceira parte credenciada.

 

O OCS depende da verificação de terceiros para confirmar se um produto final contém a quantidade precisa de um material cultivado organicamente. O OCS permite uma avaliação e verificação independentes transparentes, consistentes e abrangentes das alegações de conteúdo de material orgânico em produtos.

ORGANIC 100 CONTENT STANDARD - Padrão de Conteúdo Orgânico
 

 

O Padrão de Conteúdo Orgânico (OCS) se aplica a qualquer produto não alimentício contendo de 95 a 100 por cento de material orgânico. Ele verifica a presença e a quantidade de material orgânico em um produto final e rastreia o fluxo da matéria-prima desde sua origem até o produto final.

 

O OCS 100 depende da verificação de terceiros para confirmar se um produto final contém a quantidade precisa de um material cultivado organicamente. O OCS permite uma avaliação e verificação independentes transparentes, consistentes e abrangentes das alegações de conteúdo de material orgânico em produtos.

 

O OCS 100 abrange o processamento, fabricação, embalagem, rotulagem, negociação e distribuição de um produto que contenha pelo menos 95 por cento de materiais 'orgânicos' certificados. Ele pode ser usado como uma ferramenta de negócios para empresas garantirem que estão vendendo produtos de qualidade e recebendo o que pagam.

GLOBAL ORGANIC TEXTILE STANDARD - GOTS

 

O Global Organic Textile Standard (GOTS) é um padrão de têxteis orgânicos reconhecido internacionalmente.  Desde sua introdução em 2006, o GOTS tem demonstrado sua viabilidade prática e é apoiado pelo crescimento no consumo de fibras orgânicas e pela demanda por critérios de processamento unificados dos setores industrial e varejista.

 

O GOTS garante o status orgânico dos têxteis desde a colheita das matérias-primas até a fabricação ambiental e socialmente responsável, até a rotulagem, para fornecer garantias credíveis ao consumidor. O padrão abrange o processamento, fabricação, embalagem, rotulagem, negociação e distribuição de todos os têxteis feitos com pelo menos 70 por cento de fibras naturais certificadas como orgânicas. Os produtos finais de fibras podem incluir, mas não se limitam a, fios, tecidos, roupas e têxteis para o lar. No entanto, este padrão não define critérios para produtos de couro.

BUSINESS SOCIAL COMPLIANCE INITIATIVE

 

O BSCI é o sistema europeu de monitoramento social para aquisição ética iniciado pela Associação Comercial Exterior (FTA) com sede em Bruxelas. O BSCI é uma iniciativa orientada para os negócios para empresas comprometidas em melhorar as condições de trabalho na cadeia de suprimentos global. O BSCI une centenas de empresas em torno de um Código de Conduta comum e os apoia em seus esforços para construir uma cadeia de suprimentos ética, fornecendo-lhes um sistema orientado para o desenvolvimento passo a passo, aplicável a todos os setores e todos os países de origem.

 

O Código de Conduta do BSCI é baseado nas Convenções Internacionais mais importantes que protegem os direitos dos trabalhadores, especialmente as Convenções e recomendações da OIT. Todos os participantes do BSCI se comprometem a implementar o Código em suas cadeias de suprimentos. O BSCI apoia as empresas fornecendo-lhes uma variedade de atividades e ferramentas interligadas para alcançar uma cadeia de suprimentos socialmente compatível.

 

Os 11 princípios do Código de Conduta aos quais os participantes do BSCI se comprometem a implementar em suas cadeias de suprimentos são:

 

  • O direito à Liberdade de Associação e Negociação Coletiva

  • Sem Discriminação

  • Remuneração Justa

  • Horas de Trabalho Dignas

  • Saúde e Segurança Ocupacional

  • Sem Trabalho Infantil

  • Proteção de Jovens Trabalhadores

  • Sem Emprego Precário

  • Sem Trabalho Forçado

  • Proteção do Meio Ambiente

  • Comportamento Empresarial Ético

GLOBAL RECYCLED STANDARD


O GRS é um padrão internacional, voluntário e abrangente para produtos que define requisitos para a certificação de terceiros de conteúdo reciclado, rastreabilidade, práticas sociais e ambientais, e restrições químicas.

 

O Global Recycled Standard (GRS) foi originalmente desenvolvido pela Control Union Certifications em 2008 e a propriedade foi transferida para a Textile Exchange em 1º de janeiro de 2011. O GRS destina-se a atender às necessidades de empresas que desejam verificar o conteúdo reciclado de seus produtos (tanto acabados quanto intermediários) e verificar práticas sociais, ambientais e químicas responsáveis em sua produção.

 

Os objetivos do GRS são definir requisitos para garantir a precisão das reivindicações de conteúdo e boas condições de trabalho, além de minimizar os impactos ambientais e químicos prejudiciais. Isso inclui empresas em ginástica, fiação, tecelagem e tricô, tingimento e estamparia, e costura em mais de 50 países.

.

OCEAN BOUND PLASTIC CERTIFIED
 

Esta certificação se aplica a organizações que se concentram em OBP comercialmente reciclável, que coletam OBP e/ou reciclam o OBP coletado. O objetivo é certificar que os resíduos de OBP são convertidos de forma ética em novos produtos.
 

A certificação Ocean Bound Plastic afirma a origem dos resíduos de Plástico com Destino ao Oceano (OBP) desde o primeiro ponto de coleta e garante a rastreabilidade dos resíduos de OBP reciclados até que um novo produto seja criado. Implementada pela Zero Plastic Oceans, esta certificação tem como alvo os resíduos plásticos de OBP comercialmente recicláveis.
 

Para certificar toda a cadeia de valor, este subprograma de certificação utiliza dois padrões de certificação:
 

  • O Padrão de Organização de Coleta de OBP, que abrange a coleta de OBP.

  • O Padrão de Organização de Reciclagem de OBP, que cobre todas as etapas posteriores de reciclagem, fabricação e venda de produtos reciclados de OBP.

A certificação garante o respeito aos critérios sociais, ambientais, de qualidade e de rastreabilidade:
 

  • Ausência de trabalho infantil

  • Condições de trabalho justas

  • Pagamentos justos aos catadores de resíduos

  • Gerenciamento adequado de resíduos

  • Ter um sistema de gestão de qualidade

  • Respeito aos critérios de coleta de OBP desde o primeiro nível de coleta

  • Rastreabilidade do OBP durante todo o seu trajeto

Para uma transparência aprimorada e garantia da ausência de conflito de interesses, as certificações de OBP são entregues por organismos de certificação independentes aprovados pela ZPO, mas não pela própria ZPO.

bottom of page